sexta-feira, 24 de setembro de 2010

37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba




Caras, essa foi uma das experiências mais bacanas e estimulantes que já tive!
Sabe, eu sempre fui super afim de ir pra FIQ por exemplo, mas nunca fui. Acabou pintando a oportunidade de cobrir o 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, junto com o Diego Novaes pela Semana de Quadrinhos da UFRJ!

Eu não sabia como seria, afinal, pensei que eu estaria um tanto deslocado com uma galera de um meio tão diferente das HQs, mas no final, do ponto de vista da ilustração, os trabalhos são muito parecidos, e artista é artista, nos damos todos bem em geral.

Em resumo:

Começou apertado, com Diego querendo sair da casa dele 10 minutos antes do ônibus sair da rodoviária. Fiz aquela imagem lá do topo do post em tempo recorde com ele fazendo uma caricatura, tudo pro blog da Semana de HQ da UFRJ.

Fomos no ônibus com o simpaticíssimo Glen Batoca, um vascaíno que se amarrou nos meus quadrinhos pro jornal do Vasco (isso porque ele viu na tela do meu celularzinho xP). Chegando lá, repousamos, almoçamos e fomos para o Encontro Internacional de Ilustradores com Turcius (Espanha), Luis Humberto Marcos (Portugal), Celso Schröder, mediados por José Augusto Camargo. Uma galera da pesada!

Abaixo, um sketch que fiz no meu caderno com o Celso, o José e em baixo o Luis Humberto:


Depois ficamos na exposição do Turcius com uma galera boa, como o animalesco Mano Head e o gente fina Diemer, e ainda do grupo rabiscar, o Carriero, além do boladíssimo Dálcio! Eu ainda fiz um desenho meu e assinei na camisa em que o grupo rabiscar está recolhendo assinatura de vários fodões (tem desde o Mário Cau até o Turcius ali, além de mim e vários outros que rabiscaram, sacou o trocadilho?). Conhecemos uma rapaziada muito boa, o Diego já sabia quem eram a maioria, mesmo que nunca tivesse encontrado, eu era desconhecido por todos, e todos eram desconhecidos por mim, mas mesmo assim foi legal ver uma galera que ta ralando numa área diferente e ao mesmo tempo tão parecida e próxima da minha.

Na cantina tomando uma cerva (só eu, os outros foram de refri) foi chegando um batalhão entre os que eu me lembro tinha o Marcos Noel, o Dôdo, o Lézio (que ganhou o prêmio de caricatura, meus parabéns cara!) e o fodásticasso Fernandes, que inclusive trocou originais com o Mano Head e ainda deu um pro Dôdo (um Maradona foda que tava no CCBB *_*).

O Dálcio deu umas impressões de alta qualidade para mim, Diego, Diemer, Mano Head e Carriero, assinou tudo e tal...:
Opa, peraí, cês viram aquilo ali no cantinho?



Hehe, os outros babaram porque no meu ele ainda me desenhou xP
Mas eu retribuí o favor, e ele se amarrou também:


O salão tava irado, apesar daquela história do boicote. Entregamos o material da EBA-UFRJ para os organizadores do Salão, pena que essas e muitas outras fotos ficaram com o Diego. Fiz questão de ler todas as tirinhas, e sinceramente, eu vou participar ano que vêm. As outras categorias não me interessam, e eu nem teria condições técnicas de competir, porque nunca fui do humor, mas tirinhas eu sei que tenho condições de fazer, e de ser premiado até, ou pelo menos classificado. Seja com o The Drunker ou outra coisa.

Depois tomei umas caipirinhas de morango lá no bar, e fomos os últimos a sair. Comemos no Mc com o Dôdo e sua namorada, e no dia seguinte eu fiz uma visita para a minha amada lá em Sampa, aproveitando que já tava por perto. Ia voltar de noite pra ir na aula Segunda, mas bem, acabei matando aula /lalala Bem, primeira vez que faço uma visita surpresa em 3 anos de namoro (por motivos óbvios), e foi maravilhoso.


O mais foda disso tudo, foi interagir com uma rapaziada que tem produção regular e de alto nível, e ver tantos trabalhos legais na exposição. Eu tenho certeza absoluta agora de que não vou deixar passar outra FIQ, e quem sabe outros eventos em outros estados. Eu vou, porque a troca é o que tem de melhor nesses eventos. Troca e conhecer as pessoas. É muito importante, não é lenda, e apesar de eu já saber disso antes, é diferente viver.
Agora, só posso sonhar com a próxima FIQ, e com a RIO COMICON! Sigam! @semanahqdaufrj e @riocomicon !


E um beijo pros grandes eventos de arte sequêncial (ou não)!! \o/

obs: A faculdade pagou nossas despesas! Isso foi mágico @_@

4 comentários:

  1. Seus posts estão ótimos, é bom que venha sempre dar uma alô por aqui.
    É uma forma de nós, seus fãs, acompanhá-lo também, né?
    Amei sua participação especial na arte do Dálcio, rs... Ele mandou muito bem e os seus olhinhos pequenos ficaram bem marcados *_*.
    O Festival parece ter sido muito foda mesmo, mas o melhor que ele fez por mim foi dar a oportunidade da sua visita surpresa.
    Fica bem, amor. ♥

    ResponderExcluir
  2. Grande Denis!!!! Cara, foi um dia maravilhoso para muitas pessoas, conhecer essa geral do humor e quadrinhos é algo que não se tem todos os dias, ainda mais para quem mora longe de tudo como eu rs. Felizmente aconteceu tudo de forma maravilhosa e muitos laços de amizade foram feitos nesse dia. Espero ano que vem poder repetir a dose, fazendo uma vagem inesquessivel como foi essa. Grande abraço e sucesso meu nobre!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Mano! Sucesso pra ti. Teu trabalho é ótimo e muito competente, continua mandando ver, e quando puder apareça, pois é muito importante!
    Se cuida meu chapa!

    ResponderExcluir
  4. Fala aí Denis!
    Valeu mesmo a aventura lá em Pira,ao começar pela coincidência de nos encontrarmos no busum sem marcarmos nada,em resumo foi show de bola mesmo e valeu muito esta trip pra Pira!
    Abração e bons traços!

    ResponderExcluir