
Essa postagem é só pra constar mesmo, porque isso passou tem um tempo já, mas eu infelizmente não tive tempo de postar por aqui (e o lugar teve abandonado, confessei!).
No mês de Julho, eu, Diego Novaes, Gabi das Flores e Hamilton Kabuna, todos da equipe organizadora da Semana de Quadrinhos da UFRJ, fomos contratados pelo SESC para aplicar oficinas no renomado Festival de Inverno, que acontece nas cidades de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, advinha quando?... No Inverno!
Eu tive que abrir uma empresa para podermos receber pelo evento, e passei por todo um processo muito interessante de crescimento e aprendizado. Essa ano está sendo realmente MUITO foda de experiência, com o jornal do Vasco (ilustração editorial em bancas), Maria da Penha (quadrinhos pelo governo), 'Palestina: As Pedras do Caminho' finalmente está pra sair (quadrinhos independentes), Semana de Quadrinhos da UFRJ (organização de evento), Atlantic Pool Party (ilustração publicitária) e até mesmo desenho de tatuagem e ilustras por encomenda. Eventos como a Semana de HQ, Salão de Humor de Piracicaba e a Comicon que está por vir (mortais, tremei!!). Aprendi a usar o photoshop... Enfim, em breve devo fazer um post só sobre essas coisas.
O que quero dizer, é que a abertura da empresa, as viagens a trabalho e tudo o que passei com o Festival de Inverno, inclusive no aspecto de fortalecer laços com os outros integrantes da equipe da @semanahqdaufrj (mania de twitter agora =P) foi muito foda.
Abaixo, o release da minha oficina. No blog da semana podem encontrar o resumo de todas as oficinas, quando foram e etc!
Traço em Quadrinhos – Oficina de Quadrinização (com Denis Mello)
Aborda a essência sobre produção, desenho e publicação, servindo tanto para quadrinhos independentes e autorais quanto para o mercado estrangeiro. O objetivo é proporcionar ao aluno ferramentas para a produção de histórias simples, a partir da leitura de um roteiro próprio ou de outros. A prática incluirá explicações sobre anatomia, perspectiva e técnicas para agilizar a produção, fora dicas sobre o mercado em geral.
Em resumo
Em Teresópolis foi irado (apesar da cidade ser meio paradona), rolou uma bebedeira básica e eu obviamente acordei com amnésia parcial. Disseram que eu caí de cima de uma beliche de 3 andares, mas eu não lembro. Acordei morrendo de frio, sem camisa e sem coberta! ¬¬
A oficina foi legal, mas a Gabi ficou sobrecarregada, porque o SESC obviamente encheu aquilo de crianças, mesmo que no projeto tivessemos estabelecido faixa etária de 12 anos. Para os maiores, que ficaram comigo e Hamilton, a oficina foi muito bacana, eles curtiram a beça a troca de experiências.

Em Petrópolis, aplicamos oficina numa torre do Palácio Quintandinha, o maior da América Latina! O lugar era um cassino, é gigante, monstruoso, luxuoso e tivemos uma infraestrutura fodona e muito espaço para trabalhar, além de uns biscoitinhos delíciosos (uma sala com a mesa de biscoitinhos e 3 puffs era maior que minha residência, senhores)! Num visita a um sebo da cidade, consegui outra Edição da Mini-série original do Sentinela (Sentry), que é muito foda! Eu já tenho dois números (o outro eu consegui em 2006 xP), mas li tudo emprestado do Renatinho Lima uma vez. Consegui também A Teia do Aranha #3, agora faltam só 2 números cara!!!!
Ainda fiz um paper toy do Flash e um do Dylan Dog que ainda não montei.

Em Friburgo não ficamos em pousada, mas sim num apê que meu tio tem lá, e que deu pra todo mundo e ainda pro pessoal do Quadrinize que foi lá prestigiar a oficina. Fizeram uma entrevista com a gente, e depois convidei eles para pernoitar por lá. A noite regada a quitutes, queijinhos e outros frios, batatas, hot-dogs, cerveja e cachaça (só eu bebi praticamente) foi muito interessante, e no segundo dia, depois da oficina ainda curti Flamengo e Vasco com o Hamilton.
Lá em baixo tem um Lanterna Verde que fiz no quadro branco (tinha feito um Escorpião, mas o quadrinize ainda não disponibilizou a entrevista com as fotos).
Aliás, foi em Friburgo que criei o The Drunker (em breve) e em Teresópolis que comecei a pensar em transformar minhas histórias etílicas em tirinhas ou HQs.
De tudo isso levo boas lembranças, experiência e um trocadinho que caiu muito bem. o/
Agora deixa eu voltar pro trabalho!
De tudo isso levo boas lembranças, experiência e um trocadinho que caiu muito bem. o/
Agora deixa eu voltar pro trabalho!
E por falar em experiências etílicas, aniversário de Huguinho (ou Uole) foi irado. Abraço e todos que compreceram.
E um beijo pra minha amada namorada (L)
Nenhum comentário:
Postar um comentário