quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Prêmio Barba Negra Riocomicon


Escrevi pra cacete, se não quiser ler tudo, olha as figurinhas xP. É que eu não consigo só postar trabalho, vejo o blog como comunicação com o público (que nem tenho ueheuhe)
Bem, tem dois meses que não posto nada aqui no blog.

Em parte isso se deve ao Prêmio Barba Negra Riocomicon. Eu não sei até que ponto é legal divulgar as imagens do que fiz pro concurso, então andei segurando a onda e tal, e como foi basicamente o que eu produzi nos últimos tempos, não tive o que postar. Até tinha, mas enfim.

Mas, agora que o prazo de envio finalmente acabou, acho que não faz mal mostrar um pouquinho do que fiz (depois do resultado mostro mais). E vou te falar, na Quanta uma galera boa curtiu: Danilo Beyruth me deu uns toques legais, Octavio Cariello se amarrou nas raffes e páginas, o Marcelo Braga e o Ronaldo Barata também curtiram. O Fábio Moon até deu uma olhada quando o Marcelo tava vendo, mas como quem tava analisando era o Marcelo ele não chegou a comentar nada. Fora todo mundo pra quem mostrei por lá e por cá, que acharam bem legal o projeto, tanto a idéia quanto o que havia sido feito.

Primeiramente, eu não consegui produzir NADA em Dezembro. Foi um mês em que eu só pensei em histórias para o concurso, mas não conseguia desenvolver as que eu tinha, e considerava muito boas. Ainda considero, até melhores do que essa, mas não me senti maduro por trabalhar com uns conceitos filosóficos que prefiro me aprofundar e conhecer de verdade, do que fazer um intensivo em Nietzche só pra mandar um projeto que se bem trabalhado pode ficar muito, muito foda.


Então, no finalzinho do ano, lembrei desse história quando arrumando o quarto achei um caderno onde anotava só coisas desse "herói".

Daí entrei janeiro metendo bala. Entre pequenas pausas para cerveja e fazer amor, pari as 30 rafes e 4 páginas necessárias pra participar. Queria colorir, mas tinha curso de férias na Quanta e tive que desitir da idéia, pois quando voltasse o prazo já teria se encerrado. Como o prazo foi beeeem alongado, colori uma página de teste, mas eu não me programei, e com muitos afazeres acabei deixando só uma colorida e reenviei o projeto.

Enfim... Trata-se de um jovem que fuma um baseado radiativo e ganha poderes. Ele decide combater o crime, e com o tempo descobre que mais drogas lhe dão mais poderes. Ele vira o queridinho do Brasil, o protetor da Cidade Maravilhosa, mas ao mesmo tempo, um super-drogado que luta pra manter seu vício na encolha, e acaba criando laços com o pior tipo de pessoas possível. Começa a cometer atos piores do que o da bandidagem que ele próprio combate.

Em algum momento, o preço dessa conduta será cobrada. Ou ele morre nas drogas, ou ele desiste delas, e de toda a fama e dinheiro, já que sem drogas, ele não tem acesso aos poderes.

A idéia é passear pelas diversas fases da vida do sujeito, desde um início bem humorado, com uma pegada leve até um final carregado e decadente,  com direito a barrigão de cerveja estufando um uniforme cheio de patrocinadores. Trata-se de um drama, apesar do início parecer mais um primo do Capitão Presença.

Tem muita referência aos clássicos como Hulk e Aranha (principalmente o Aranha, desde a estrutura da vida do cara até os nomes abrasileirados de uns personagens, como a atriz de Malhação Maria Joana, o interesse romântico do Pedro Paulo).


Foi muito, muito foda trabalhar nisso, e sinceramente, as páginas ficaram incríveis na minha opinião, dentro do que eu já fiz. De longe mais bonito do que a Saidêra, Vasco, Palestina e tudo o mais.



Vamos ver o que rola.


Lá em cima, detalhe da página que colori. Aí em baixo a mesma página em PB completa, a raffe de uma páginas dupla (quando ele fuma a parada que lhe dá os poderes). No final, detalhe de uma das páginas finalizadas, quando eles estão acendendo.


Desejem sorte!
Tem mais de 300 projetos participando, incluindo gente da pesada.







7 comentários:

  1. Muita sorte pra você cara!!!
    Curti a história, ficou bem foda e acho que vai ser de peso.

    Curti a vera o requadro de fumaça. Gosto quando o autor consegue variar esse tipo de regra das HQs.

    Muito pensamento positivo, figas, mandingas e tudo que for possível para gente ganhar essa porra!!!

    ResponderExcluir
  2. O grande lance nisso tudo é que a maior galera sentou o rabo na prancheta ou pc, e produziu a vera.

    Valeu Harijan, vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha te dito que as páginas estão fodas quando vi, mas a cor também ficou do caralho.

    ResponderExcluir
  4. nossa, vc ralou mto para participar ne?
    eu fikei sabendo no dia 13 de janeiro :S !!
    rs

    qdo será q sai o resultado?
    estava buscando esta informacao no google e acabei achando sua pagina =)

    parabens pela participacao!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu não respondi antes porque ainda não tinha nenhuma informação sobre isso, Licínio.

    Ontem recebi um e-mail da editora falando que em breve anunciarão um data para o resultado, e que já tem gente trabalhando na análise dos 402 projetos enviados.

    O negócio é ficar antenado no twitter ou facebook da Editor Barba Negra (@ed_barbanegra no twitter) que em breve deve ter novidades.


    Abraço e agradeço os parabéns! xD

    ResponderExcluir
  6. 402....acho q começo a temer eh eheh.

    Se 10% destes sao mto bons, a concorrencia ja ficou acirrada demais =] !

    ResponderExcluir
  7. Pois é rapaz, eu quero só ver. Eu gostei muito do que eu fiz, mas sei que a concorrência ta sinistra, então não ficaria nem um pouco decepcionado em não dar em nada, mesmo tendo sido punk agitar tudo num curto prazo, mas mesmo assim, valeu a pena só de desenterrar uma idéia que curto, praticar e fazer páginas que eu gostei muito e que me renderam elogios de uma galera pesada.

    Claro que com R$20.000 no bolso e com um livro publicado mais a exposição na Rio Comicon, vale ainda mais a pena UAHAHAUAH

    ResponderExcluir