segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rio Comicon - 2010



Cara, o evento foi fantástico apesar de ter alguns problemas, o que era mais do que óbvio. Um evento novo, nunca seria imune a erros, mas eu não vou chover no molhado e falar dos prós e contras gerais do evento. Para isso, você pode acessar o site dos super-gêmeos 10 pãezinhos que já fala muito bem disso.

Eu vou falar mais de como foi o evento pra mim. E foi foda!

Nos dois primeiros dias curti o evento em si: expo do Manara (espetacularmente foda), outras exposições, debates, oficina, e até mesmo algum contato com outros artistas. Consegui espaço no stand do Arafat, com o qual eu havia falado somente por telefone antes. Ele ocupou um stand com sua coleção e material e sebo, e deixou eu pôr um pouco das minhas revistas lá, e sou grato por isso, pois dessa forma estive exposto durante todo o evento, já que na quinta foi quando o evento começou de verdade pra mim, com o meu stand próprio.

Eu vendi tão bem no stand sozinho, que o Rick Goodwin me chamou pra ficar na plataforma de desenhistas na sexta, junto com os gringos!

A quinta foi incrível, com dezenas de autógrafos e muitas revistas vendidas. Um contato mais próximo com alguns quadrinistas, e vendo de longe o stand dos fodões. Só o Danilo Beyruth que eu já conhecia antes e que é um cara bem simpático eu tive acesso daquela galera (Moon, Bá, Gustavo, Grampá, Coutinho...), mas foi bem legal ver ele tirando foto de um Necronauta que o Arafat tava vendendo a 10 reais, e que ele vendia por 1! Virou raridade em uns 2 ou 3 anos :p

Na sexta eu sentei por acaso ao lado do Vitor Cafaggi, de sua irmã Lu e de toda a mulherada do Lady's Comics na palestra do Laerte, Angeli e Ota. Trocamos revistinhas, falamos um pouco, e por acaso, quando chegou meu momento na mesa da plataforma, precisava de um parceiro, e o chamei. Foi incrível como 2 horas e meia passaram como um relâmpago. Valeu a companhia cara! o/

Isso foi o início da loucura. Eu fui pruma bebedeira lá no Jardim Catarina! Fiquei até 6 e meia da manhã com o Uole virando copos, e tirei um cochilo no meu pai, acordei 12h e consegui chegar na Leopoldina 12:50. 13 horas meu stand já tava arrumado, e o Erick Carjes chegou com sua interessante Entidade para dividir o stand comigo. Eu sentei as 13, e quando levantei para uma mijada, vi que eram 17 HORAS! Porra, não parecia ter passado nem uma hora direito. Foi a experiência mais alucinante que eu já tive (mais que drogas, sério!).

O cansaço da semana simplesmente evaporava, era como se eu fosse um robô que nunca cansa, autografando e vendendo sem parar, não dava nem pra pensar direito, foi muito louco.

Fechei com o Erick de ficarmos juntos no Domingo, já que ele ficaria sozinho, e nossa parceira foi tão legal. A família dele que tava dando uma força eram todos gente boníssima, honestos e logo de cara pude confiar tranquilo. Eles me ajudaram a vender, e tenho certeza que ajudei bastante também empurrando o pessoal que comprava minhas revistas (AS MAIS BARATAS DO EVENTO) e muitos acabaram levando a dele também, e isso foi bom pros dois.

No domingo também muito agitado, quase tanto quanto no sábado, eu ultrapassei a marca dos 800 gibis vendidos, e já tava batendo papo com a maior galera.

Foi legal ver a presença de amigos queridos e da família por lá, mesmo que eu não pudesse parar e dar atenção alguma. Foi realmente uma loucura. Uma loucura deliciosa e estimulante.

O saldo é muito positivo, a troca de experiências, as boas vendas (que não cobriram nem metade dos gastos, mas foda-se), desenhar nos cadernos e informativos das pessoas, uma carícia no ego (inevitável, porém mantendo a cabeça no lugar), o convite pra Quarto Mundo (vou falar disso melhor num próximo post, mas fiquei muito feliz de ser chamado pela Ana Recalde! Valeu mesmo Aninha!) e muito mais.

Vale mencionar a programação irada da OFF Comicon, com umas festinhas regadas a cerva e quadrinistas. Minha parceria com o Diego Gerlach no retoprojetor da L'Playground foi bacana. Aliás, muito bom ele.

No finalzinho, depois da última palestra, eu assinava uma Saidêra pro Fábio Moon, que tava com um bocado de pressa "Vamo Denis, você ta fazendo o Milo Manara esperar!!" Quando terminei, falei que foi uma pena não poder conversarmos melhor durante o evento "Bem, se você seguir em frente com isso, nós vamos nos ver e conversar."

Então cara, nós vamos nos ver e conversar, porque eu vou fazer mais, e vou fazer melhor.


Guardarei com muito carinho esse evento mágico que foi a Rio Comicon. Aguardarei ansioso pelo próximo.
Mas se tudo acontecer como espero, vou estar em tudo o que acontecer no caminho, da FIQ ao CrackBangBoom.

Vida longa à Rio Comicon!

Tem muita gente interessada em produzir pra próxima, e corrigindo os compreenssíveis problemas de infra-estrutura bem apontados pelo Bá no site deles, vai ser ainda mais foda.

É tanta coisa borbulhando na minha cabeça, e é quase um crime não poder executar agora por motivos de força maior. Mas quando eu começar, bem em breve...


Abraços a todos os... Ham, acho que só eu leio isso ¬¬
Se você discorda, COMENTE!

Quase esqueço da entrevista que dei pro simpático Alex do canal Cultura da Ação!
Achei bem legal a entrevista, falei bem sobre o trabalho e sobre meu posicionamento com relação ao independente e como ele funciona para mim.
Abaixo, uma foto tirada pelo Igor Bone enquanto eu autografava na plataforma e o desenho que fiz pra ele, representando o ato imortalizado durante a copa: Vuvuzelashot!





YEAH!!

16 comentários:

  1. Cara! Foi muito legal mesmo! Que nossas parcerias se repitam nos proximos FIQs e Comicons! E a Ana Recalde é super gente boa mesmo!

    ResponderExcluir
  2. fala, bom saber que você vendeu bem! fui um dos que comprou. Parabéns pelo material. Abraço e até a FIQ.

    ResponderExcluir
  3. Cara, realmente foi muito massa o evento. Muito legal conhecer você, o Vitor e mais uma galera... Eu também fui um dos que adquiriram o seu "kit" de zines. E ainda ganhei um desenho do "Drunker" no A4. Aliás, escrevi no meu humilde blog um texto até bem parecido com seu, e postei esse desenho. Se puder, dá uma passada lá:
    http://titocamelloworks.blogspot.com
    Abraço, chaparia.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Vitor! É, eu realmente curti você e a parceria. O grande lance dos eventos no fim das contas é a interação, tanto entre artistas quanto com o público (todo mundo já ta careca de ouvir, mas é isso aí mesmo).

    Paulo, eu vi seu site outro dia, achei fodão! Muito bom o trabalho! Espero que curta o Saidêra!

    E Tito, tu também manda bem pelo que vi. Valeu a citação, foi um prazer desenhar issaê! Espero que tenha curtido xD Altamente etílico ueheuheuhe

    Valeu galera!

    ResponderExcluir
  5. 800 Revistas?!

    CARALHOOOOOOOOO!

    Parabéns velho! Suceso pra tí!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Palestina eu vendi pelo menos 180, a maioria como kit, ou seja, pode multiplicar por 4= 720. Fora as Saidêras que vendi bem no Domingo e também sozinha nos outros dias.
    Foram cerca de 300 Saidêras, contando pelas que ainda tenho aqui, ou seja, quase 120 sem ser com o kit, o que já daria 840.
    Vasco (300) e Maria da Penha (400) não sobraram muitas.
    Foram mais de 800 revistas! xD

    E agora podem ser encontradas em algumas bancas aqui de Niterói! o/
    Aliás, deve ir pra Travessa também! Pediram pra eu procurar a livraria que se interessou no Saidêra!

    ResponderExcluir
  7. Boné não, Bone mesmo, igual aos quadrinhos, hahahahaha

    Cara, foi um prazer conhecê-lo. E gostei muito da Saidera, e do desenho que recebi.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha, ok, foi engraçado, tenho que postar que a captcha para o meu comentário acima foi, sem brincadeiras, "commyco". Quase um comicon =P

    ResponderExcluir
  9. Ah caraio! UAHAUHAUH FOi mal Bone! Bem, pode crer que com a associação nova eu não esqueço mais! Corrigindo no post!

    xP

    ResponderExcluir
  10. Te vejo na próxima convenção então.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  11. Cara, to com muita inveja de ti. Sou quartomundista com orgulho, e até tinha algumas zines minha no stand do coletivo, mas eu fiquei com meu traseiro gordo no interior do Paraná... Não conheci os autores e o público da Rio comicon. Ai se arrependimento matasse, hehe

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Fala, conterrâneo!
    Parabéns pelo sucesso que teve na Comicon! Espero que nos encontremos nas próximas, sejam em SP, Rio ou em Minas!
    E eu vou querer a revanche no Street Fighter 4, hein...rs!
    Abração e go ahead, bro!!!

    ResponderExcluir
  13. Mulekão, tu só me dá ourgulho!!

    Engraçado é ver tu se surpreendendo com tuas vitórias e eu já sabendo exatamente que tudo isso ia acontecer contigo, e ainda o que vai acontecer...

    Mas fica assim, humildade é bão! HAHA!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Valeu garoto,vamu p belzonte!!!!!!!!!!!!!?

    ResponderExcluir
  15. Valeu galera. Rodrigão, deu mole mesmo, valia a pena vir, mas sei lá, cada um nas suas condições, é difícil mesmo de vez em quando.

    Fabio, Emerson e Leo, aquele abraço e valeu a força aí!

    Creio que todos vamos nos ver bastante ainda.

    Sei não Arafatt, falta muito ainda pra saber como vai ser, mas que vou vou =P

    Abraços a todos o/

    ResponderExcluir