quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Palestina: Processo de criação da capa.



Bem, a imagem que você ta vendo aí em cima é justamente a capa do projeto cujas páginas apresentei todas no último post (ontem), e que está pronto desde outubro.

A versão colorida aí em cima foi pintada pelo Troiano, parceiro da faculdade que ta ficando craque na pintura digital, e que já havia pintado o meu Hank Pym um tempo atrás (olhar uns 4 ou 5 posts atrás).

Mas não postei junto com as páginas ontem, porque preferi mostrar cada etapa aqui, então era melhor fazer um post destacado pra capa.

Primeiro fiz um esboço bem pequeno com uns 9 centímetros de altura, que é a imagem logo após o texto que você está lendo, nobre midgardiano. Depois disso, fiz uma rascunhão em A3, baseado nesse esbocinho, ajeitando às medidas exatas do papel final (mas esse não tinha necessidade de escanear, era bem parecido com esse pequeno aí, bem solto também).
Usei referência fotográfica passada pela Beth Monteiro, e reparem que os espaços dos textos já são inseridos no rascunho, da mesma forma que faço com os balões no thumbnail de uma página de quadrinhos.



Em seguida, pego esse A3 feito em papel de gramatura ofício, e uso na mesa de luz sob um papel de gramatura maior, desenhando com grafite leve (hb acho) as linhas gerais e o desenho em si, e depois dando um acabamento com lápis 2b. A mesquita ao fundo foi uma sugestão da Beth após ver meu esboço. Usei também referência fotográfica (óbóvio) e fiz com lapiseira 0.5.
Mas sabe o que foi mais chato? Essa malditas pedrinhas... Estavam na referência fotográfica que ela me passou, e eu inseri, afinal, o guri ta num lugar desolado, e não é o Grand Canion nos EUA, tem que dar o aspecto daquela região, então preferi não omitir ou contornar as pedrinhas, por mais chatas que fossem.
Gostei do resultado final a lápis e foi aprovado, assim sendo parti pra finalização...




Na faculdade, imprimi esse desenho a lápis no papel que eu usaria para finalizar. Imprimi na cor azul, de maneira que após finalizar sobre esse azul, eu tiraria no photoshop e ficaria somente meu nanquim na imagem digitalizada (mesmo pessoalmente o azul some a primeira vista).
Esse foi um processo que usei em TODAS as páginas, preservando assim os originais a lápis, para o caso de haver algum problema, o que devido à minha inexperiência era bem possível (e até ocorreu em uma página), evitando assim que eu tenha de refazer toda a página em caso de acidente.
Usei somente pincéis na finalização, e o fiel Indian Ink! No desenho do prédio, canetas nanquim descartáveis (a minha recarregável é 0.4, muito grossa a linha para essa ocasião, mas sempre uso pra fazer os quadrinhos nas páginas).

Depois disso passei pro Troiano fazer as cores (cara, tenho mesmo que aprender isso).




Bem, sobre a parte técnica ou de produção das cores dele já não posso falar muito (pois não entendo porra nenhuma), mas adorei o resultado. Ele soube acatar bem minhas sugestões, e realizou um ótimo trampo em cima do meu nanquim. Vejo muitos trabalhos dele, mas pessoalmente acho que no gigante e nessa capa ele mandou excepcionalmente melhor.




Espero que tenham gostado de ver um pouco do meu processo de produção, e tenham curtido novamente as cores do Héder Lima, mais conhecido como Troiano.

Podem encontrar ele aqui no blog dele (que também anda meio abandonado no momento):
http://troianocomics.blogspot.com/
Ou no deviantart (ele também migrou pra lá, até antes de mim):
http://troianocomics.deviantart.com/

Dúvidas, reclamações ou sugestões? Chame o gerente! xP


Depois do almoço continuo a atualização relampagoooouuu!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário