sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Beladona


 Então rapaziada, negócio é o seguinte: A partir de Dezembro vou começar uma série on line com a Ana Recalde. Uma série de terror que vai completar o quadro de HQs do site PETISCO!
Vou falar como e porque entrei nessa aventura, e depois falar do processo de produção do pôster teaser.


Então o negócio começou da seguinte maneira: O Petisco tem como pretensão contar com 7 histórias, sendo cada uma delas atualizada com uma nova página em seu respectivo dia da semana, e faltava uma HQ pra preencher o quadro.

A maior parte da galera de lá é oriunda do Quarto Mundo, inclusive a Ana é do coletivo, mas não estava, com uma história no site. Quando abriu a vaga, ela me fez o convite, e eu aceitei por uma série de motivos:

- Eu estava muito a fim de fazer webcomics, pretendia seriamente fazer uma ou duas séries com páginas semanais nesse mesmo esquema, mas num site só meu e tal. Eu ainda teria que ter um puta trabalho pra abrir um site e etc (em suma, fazer tudo sozinho como eu venho fazendo já a muito tempo). Abrir, divulgar, manter e etc, e isso tava me preocupando, porque o próximo ano vou estar muito pegado com a reta final da faculdade e prática de ensino. Pelo Petisco, é só enviar as páginas, vai ser uma facilidade pra mim, o site já tem uma divulgação bem legal e um bocado de leitores, eu vou obviamente contribuir com divulgação, mas juntando eu e a Ana, devemos agregar mais um bocado de novos leitores pro site, e todos os lados se beneficiam.

- Tem um tempo já que não trabalho em conjunto, o principal motivo disso é que gosto bastante das idéias que venho tendo para trabalhar. Próximo ano já estava fechada minha parceia com o Uole, que falarei melhor em breve, e quando a Ana me chamou, eu aceitei de prima (pelo motivo anterior), mas quando ela me passou a ideia, eu fiquei realmente empolgado por uma nova parceria!

- A galera do site é maravilhosa, caras super gente fina como o Cadu Simões, o Daniel "El Louco" Esteves, o Will e o Mário Cau, além da própria Ana!

- Quando ela me propôs terror, fiquei encantado. Já tem tempo que tenho vontade de fazer isso, mas nunca tive ou ouvi uma ideia legal. Ela começou a me falar sobre o que ela havia pensado, ela teve a idéia lá na plataforma dos independentes, no meio dos trens abandonados, que inclusive será a ambientação do primeiro arco.

- Outra coisa, e isso é bem legal, é a parte experimental da história. As possibilidades narrativas aumentam bastante, ela pediu pra eu exercitar a maior parte do tempo o quadrinho sem requadros, algo que já arrisquei em algumas páginas da Saidêra #2, e principalmente pelo lado do estilo de desenho, quando a garota está tendo pesadelos, uma ambientação bem dark, meio suja. Então eu vou poder trabalhar com umas texturas bem legais como um pincel seco pesado e retículas além de desenhar assombrações, sangue e todo o tipo chocante de cena que a Ana puder imaginar, e eu puder desenhar. Vai ser um grande laboratório, enxergo como uma forma de desenvolver um monte de coisa diferente no meu desenho que eu talvez não tivesse a oportunidade em outra ocasião. Trabalhar bastante com contrastes, o desenho com o branco, os contornos e etc. Tanta, tanta coisa, me deixou animado.

Nos dias entre a Comicon e FIQ, trabalhamos a personagem via e-mail, eu fiz uns esboços seguindo o que ela imaginava da menina, e ela amou, então vou colocar aí parte da descrição oficial que ta lá no site antes de partir pra composição do pôster:

"Nossa HQ conta a história de Samantha, uma criança de 7 anos, assombrada por pesadelos macabros. Apenas sonhos, alucinações ou algo mais cruel?
E se a sua história de terror fosse contada por outra ótica, por alguém que você não espera?
Beladona bebe na fonte de filmes de terror como O bebê de Rosemary, O Iluminado, A Profecia, Ringu, O Grito, Faet e autores como Guilhermo Del Toro e Stephen King.
Quer sentir medo?"

Se eu vou ser capaz de causar tamanho terror nos leitores? Tomara, esse vai ser meu maior desafio.

Então, com ideia, primeiras páginas de roteiro e visual da personagem definidos, fui adiante com uma sugestão que dei na Comicon: um teaser para levarmos pro FIQ, um pôster pro meu stand e um pro do Petisco. Enviei 3 idéias de composição:

As 3 opções enviadas pra Ana. A do meio foi a escolhida.

O primeiro, era o único que eu tinha na cabeça quando sentei na prancheta, e depois que eu terminei o rascunho, sabia que dava pra ser bem melhor. Então fiz os outros dois nessa ordem mesma aí de cima. Achei as duas bem melhor do que a primeira, incrível como a prancheta é inspiradora, principalmente quando se está em sintonia. Eu fiquei uns 3 dias pensando fora dela e não tive outras idéias, com 5 minutos sentado, com um lápis na mão, veio!
Mas fiquei com uma dúvida forte entre as outras duas, então a Ana foi o voto de minerva: opção 2!
Mas se tivesse tempo, eu teria feito a outra também, achei muito legal os bebês subindo a cama, não vou contar o porquê desses pequenos e 'fofos' mutilados pra não estragar nada.

Ideia aprovada, normalmente eu partiria logo pro desenho, mas fiz outro esboço, para sugerir um visual legal pro espelho, queria um espelho rococó ou barroco, e com uma ajudinha do pai google e do meu fiel pincel, fiz um desenho rápido, para definir o visual de vez, e com a aprovação, fui pro A3.

Ensaio.

Bem, aí já foi mais demorado, eita espelho chato, pra deixar ele o mais simétrico possível, principalmente porque exigia pinceladas longas e o mais regulares possíveis, e eu não tava com o meu principal pincel no momento. Mas fui pra dentro, e acho que o desenho ficou bem resolvido, tenho dificuldade pra fazer boas manchas de sangue espalhadas em paredes, algo que tenho que corrigir. Então o desenho que saiu da minha prancheta foi o seguinte: 

 Pôster em PB.

Depois de escanear, parti pras cores. Havia escrito o logo num papel separado, usando uma posca grandona. Usei uma fonte que a Ana havia pesquisado para fazer as outras letras. Espelhei a decoração do papel de parede (que eu havia feito só metade), e distribuí numa camada separada no Photoshop, para poder pintar sem misturar com o sangue.

O resto foi só brincar de colorir, com cores o mais chapadas e menos saturas o possível. Ainda dei uma mudança de tonalidade no próprio traço do desenho, devo trabalhar com isso durante a HQ também, quero experimentar muitas coisas ainda.

O resultado afinal, foi esse:
Pôster teaser exposto no FIQ.

Trabalhar com bebês mutilados é tão divertido quanto parece, desenhar espíritos torturados, monstros, pesadelos e uma garotinha de 7 anos se ferrando pra lidar com isso tudo vai ser bem legal, to muito a fim de ver no que vai dar.

Eu to animado, a Ana também, e todos que viram o pôster gostaram demais, e também estão no aguardo, então acho que vai dar tudo certo, e sei que tenho muita responsabilidade em conseguir expressar tudo o que for necessário.

Ah, a nossa série terá uma página nova publicada a cada sábado!

Vai ser lindo!

 Um mutilado do sketchbook no dia anterior ao teaser

7 comentários:

  1. Ducaralho!
    Vou ler com certeza!
    Abraços, e bons pesadelos, véio!

    ResponderExcluir
  2. Que demais cara, mal posso esperar!

    Denis, entendo o cansaço lá no FIQ, parabéns pelo sucesso todo, super merecido! Seu post sobre o Rio Comicon foi inspirador, pena que não deu pra conversar mais lá no FIQ, mas domingo à noite é dose, tava todo mundo cansadão mesmo.

    Beijos,
    Cristina Eiko

    ResponderExcluir
  3. Parabens Denis, mandando muito!
    Grande abraço
    Guido

    ResponderExcluir
  4. Valeu, gente!
    Eiko, tava morto mas ao mesmo tempo fervendo de felicidade, que evento lindo, apaixonei!

    Beijos, e manda um abraço aí no Paulo!

    ResponderExcluir
  5. Tô ansioso pra ler.
    Abraço, meu camarada?

    ResponderExcluir
  6. Fala Denis!
    Cara, gostei muito de Palestina! Parabéns pelo lançamento, comprei e tô lendo... Quero um autógrafo depois!!! hehehe

    Abraaaaço!

    ResponderExcluir
  7. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

    ResponderExcluir