terça-feira, 28 de setembro de 2010

Super-Homem -IV Semana HQ UFRJ-



Esse é o passo a passo da ilustração que eu fiz pra Semana de HQ da UFRJ, que está rolando essa semana, e até agora foi bem bacana, principalmente na abertura!

Lá em cima o esboço, muito solto e de que gostei bastante, mais do que os desenhos lá de baixo até.

Pra baixo tem o esboço que fiz no A3, o Super a lápis, mas com o prédio já finalizado com canetinhas técnicas, a arte final (cara, to meio enferrujado e fiz cagada no rosto do personagem).
OBS: O novo editor de postagem do blogspot é uma porcaria e não to conseguindo uploadar as imagens, ficou faltando por enquanto o lápis e a arte-final PB.

Por último o colorido, com todo o textual relacionado ao evento.

O Diego pediu esse e outro com heróis de Comics mesmo, e com o estilo de quadrinho americano, então entrei no jogo e fugi bastante da estética que tenho buscado, mas achei bacana o resultado (não que vá seguir com isso).

Espero que tenham curtido, além de ter saído no blog do evento, a Rio Comicon botou no Facebook deles como uma ajuda na divulgação do nosso evento da UFRJ! o/
Essa semana ta bem corrida por conta do evento, mas vou tentar postar mais uma vez pelo menos.

Bem, algo que vou tentar largar um pouco é meu jeito prolixo de postar no blog. Até agora tenho encarado basicamente como um link em que eu posso mostrar meus trabalhos, mas em contra-partida os textos muito longos acabam prejudicando a visualização do trabalho por parte da galera que possa vir a encontrar o blog por acaso, ou que não me conheça. Enfim...

Correndo atrás da regularidade! =)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba




Caras, essa foi uma das experiências mais bacanas e estimulantes que já tive!
Sabe, eu sempre fui super afim de ir pra FIQ por exemplo, mas nunca fui. Acabou pintando a oportunidade de cobrir o 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, junto com o Diego Novaes pela Semana de Quadrinhos da UFRJ!

Eu não sabia como seria, afinal, pensei que eu estaria um tanto deslocado com uma galera de um meio tão diferente das HQs, mas no final, do ponto de vista da ilustração, os trabalhos são muito parecidos, e artista é artista, nos damos todos bem em geral.

Em resumo:

Começou apertado, com Diego querendo sair da casa dele 10 minutos antes do ônibus sair da rodoviária. Fiz aquela imagem lá do topo do post em tempo recorde com ele fazendo uma caricatura, tudo pro blog da Semana de HQ da UFRJ.

Fomos no ônibus com o simpaticíssimo Glen Batoca, um vascaíno que se amarrou nos meus quadrinhos pro jornal do Vasco (isso porque ele viu na tela do meu celularzinho xP). Chegando lá, repousamos, almoçamos e fomos para o Encontro Internacional de Ilustradores com Turcius (Espanha), Luis Humberto Marcos (Portugal), Celso Schröder, mediados por José Augusto Camargo. Uma galera da pesada!

Abaixo, um sketch que fiz no meu caderno com o Celso, o José e em baixo o Luis Humberto:


Depois ficamos na exposição do Turcius com uma galera boa, como o animalesco Mano Head e o gente fina Diemer, e ainda do grupo rabiscar, o Carriero, além do boladíssimo Dálcio! Eu ainda fiz um desenho meu e assinei na camisa em que o grupo rabiscar está recolhendo assinatura de vários fodões (tem desde o Mário Cau até o Turcius ali, além de mim e vários outros que rabiscaram, sacou o trocadilho?). Conhecemos uma rapaziada muito boa, o Diego já sabia quem eram a maioria, mesmo que nunca tivesse encontrado, eu era desconhecido por todos, e todos eram desconhecidos por mim, mas mesmo assim foi legal ver uma galera que ta ralando numa área diferente e ao mesmo tempo tão parecida e próxima da minha.

Na cantina tomando uma cerva (só eu, os outros foram de refri) foi chegando um batalhão entre os que eu me lembro tinha o Marcos Noel, o Dôdo, o Lézio (que ganhou o prêmio de caricatura, meus parabéns cara!) e o fodásticasso Fernandes, que inclusive trocou originais com o Mano Head e ainda deu um pro Dôdo (um Maradona foda que tava no CCBB *_*).

O Dálcio deu umas impressões de alta qualidade para mim, Diego, Diemer, Mano Head e Carriero, assinou tudo e tal...:
Opa, peraí, cês viram aquilo ali no cantinho?



Hehe, os outros babaram porque no meu ele ainda me desenhou xP
Mas eu retribuí o favor, e ele se amarrou também:


O salão tava irado, apesar daquela história do boicote. Entregamos o material da EBA-UFRJ para os organizadores do Salão, pena que essas e muitas outras fotos ficaram com o Diego. Fiz questão de ler todas as tirinhas, e sinceramente, eu vou participar ano que vêm. As outras categorias não me interessam, e eu nem teria condições técnicas de competir, porque nunca fui do humor, mas tirinhas eu sei que tenho condições de fazer, e de ser premiado até, ou pelo menos classificado. Seja com o The Drunker ou outra coisa.

Depois tomei umas caipirinhas de morango lá no bar, e fomos os últimos a sair. Comemos no Mc com o Dôdo e sua namorada, e no dia seguinte eu fiz uma visita para a minha amada lá em Sampa, aproveitando que já tava por perto. Ia voltar de noite pra ir na aula Segunda, mas bem, acabei matando aula /lalala Bem, primeira vez que faço uma visita surpresa em 3 anos de namoro (por motivos óbvios), e foi maravilhoso.


O mais foda disso tudo, foi interagir com uma rapaziada que tem produção regular e de alto nível, e ver tantos trabalhos legais na exposição. Eu tenho certeza absoluta agora de que não vou deixar passar outra FIQ, e quem sabe outros eventos em outros estados. Eu vou, porque a troca é o que tem de melhor nesses eventos. Troca e conhecer as pessoas. É muito importante, não é lenda, e apesar de eu já saber disso antes, é diferente viver.
Agora, só posso sonhar com a próxima FIQ, e com a RIO COMICON! Sigam! @semanahqdaufrj e @riocomicon !


E um beijo pros grandes eventos de arte sequêncial (ou não)!! \o/

obs: A faculdade pagou nossas despesas! Isso foi mágico @_@

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Festival de Inverno SESC 2010



Essa postagem é só pra constar mesmo, porque isso passou tem um tempo já, mas eu infelizmente não tive tempo de postar por aqui (e o lugar teve abandonado, confessei!).

No mês de Julho, eu, Diego Novaes, Gabi das Flores e Hamilton Kabuna, todos da equipe organizadora da Semana de Quadrinhos da UFRJ, fomos contratados pelo SESC para aplicar oficinas no renomado Festival de Inverno, que acontece nas cidades de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, advinha quando?... No Inverno!

Eu tive que abrir uma empresa para podermos receber pelo evento, e passei por todo um processo muito interessante de crescimento e aprendizado. Essa ano está sendo realmente MUITO foda de experiência, com o jornal do Vasco (ilustração editorial em bancas), Maria da Penha (quadrinhos pelo governo), 'Palestina: As Pedras do Caminho' finalmente está pra sair (quadrinhos independentes), Semana de Quadrinhos da UFRJ (organização de evento), Atlantic Pool Party (ilustração publicitária) e até mesmo desenho de tatuagem e ilustras por encomenda. Eventos como a Semana de HQ, Salão de Humor de Piracicaba e a Comicon que está por vir (mortais, tremei!!). Aprendi a usar o photoshop... Enfim, em breve devo fazer um post só sobre essas coisas.

O que quero dizer, é que a abertura da empresa, as viagens a trabalho e tudo o que passei com o Festival de Inverno, inclusive no aspecto de fortalecer laços com os outros integrantes da equipe da @semanahqdaufrj (mania de twitter agora =P) foi muito foda.

Abaixo, o release da minha oficina. No blog da semana podem encontrar o resumo de todas as oficinas, quando foram e etc!

Traço em Quadrinhos – Oficina de Quadrinização (com Denis Mello)

Aborda a essência sobre produção, desenho e publicação, servindo tanto para quadrinhos independentes e autorais quanto para o mercado estrangeiro. O objetivo é proporcionar ao aluno ferramentas para a produção de histórias simples, a partir da leitura de um roteiro próprio ou de outros. A prática incluirá explicações sobre anatomia, perspectiva e técnicas para agilizar a produção, fora dicas sobre o mercado em geral.


Em resumo

Em Teresópolis foi irado (apesar da cidade ser meio paradona), rolou uma bebedeira básica e eu obviamente acordei com amnésia parcial. Disseram que eu caí de cima de uma beliche de 3 andares, mas eu não lembro. Acordei morrendo de frio, sem camisa e sem coberta! ¬¬
A oficina foi legal, mas a Gabi ficou sobrecarregada, porque o SESC obviamente encheu aquilo de crianças, mesmo que no projeto tivessemos estabelecido faixa etária de 12 anos. Para os maiores, que ficaram comigo e Hamilton, a oficina foi muito bacana, eles curtiram a beça a troca de experiências.





Em Petrópolis, aplicamos oficina numa torre do Palácio Quintandinha, o maior da América Latina! O lugar era um cassino, é gigante, monstruoso, luxuoso e tivemos uma infraestrutura fodona e muito espaço para trabalhar, além de uns biscoitinhos delíciosos (uma sala com a mesa de biscoitinhos e 3 puffs era maior que minha residência, senhores)! Num visita a um sebo da cidade, consegui outra Edição da Mini-série original do Sentinela (Sentry), que é muito foda! Eu já tenho dois números (o outro eu consegui em 2006 xP), mas li tudo emprestado do Renatinho Lima uma vez. Consegui também A Teia do Aranha #3, agora faltam só 2 números cara!!!!
Ainda fiz um paper toy do Flash e um do Dylan Dog que ainda não montei.




Em Friburgo não ficamos em pousada, mas sim num apê que meu tio tem lá, e que deu pra todo mundo e ainda pro pessoal do Quadrinize que foi lá prestigiar a oficina. Fizeram uma entrevista com a gente, e depois convidei eles para pernoitar por lá. A noite regada a quitutes, queijinhos e outros frios, batatas, hot-dogs, cerveja e cachaça (só eu bebi praticamente) foi muito interessante, e no segundo dia, depois da oficina ainda curti Flamengo e Vasco com o Hamilton.
Lá em baixo tem um Lanterna Verde que fiz no quadro branco (tinha feito um Escorpião, mas o quadrinize ainda não disponibilizou a entrevista com as fotos).
Aliás, foi em Friburgo que criei o The Drunker (em breve) e em Teresópolis que comecei a pensar em transformar minhas histórias etílicas em tirinhas ou HQs.

De tudo isso levo boas lembranças, experiência e um trocadinho que caiu muito bem. o/

Agora deixa eu voltar pro trabalho!

E por falar em experiências etílicas, aniversário de Huguinho (ou Uole) foi irado. Abraço e todos que compreceram.
E um beijo pra minha amada namorada (L)


terça-feira, 21 de setembro de 2010

100 anos sem Angelo Agostini


Esse ano rememoramos o centenário da morte de Angelo Agostini, considerado por muitos como um dos pais do quadrinhos no mundo. Italiano, veio para o Brasil ainda muito jovem e... Bem, meu resumo da história dele pode ser visto na página de HQ aí em baixo, que eu fiz uns 2 meses atrás prum trabalho de Arte no Brasil II pra faculdade:


amplie e leia!!





Para quem não sabe, Agostini é o grande homenageado da IV SEMANA DE QUADRINHOS DE UFRJ (Twitter: @semanahqdaufrj Blog: semanadequadrinhosdaufrj.blogspot.com ), o maior evento universitário de quadrinhos do Brasil, e do qual faço parte da equipe organizadora!

Demorou para eu publicar isso aqui porque o desenho tinha ficado com meu amigo no trabalho Vinicius Rucci, já que eu matei a aula em que o professor devolveu xP

Sobre o trabalho: Papel canson amarelado, lápis 6B. Procurei seguir a estética dele (com uma rápida pesquisa no google você pode descobrir bastante cobre o trabalho de Agostini), fazendo algo parecido com o que ele costuma fazer, e diferente do que eu estou acostumado. Além das ilustrações com o texto em baixo, modelo pioneiro da arte sequencial.

Espero que tenham curtido a pequena narrativa.


Dia 01 de Outubro, debate sobre os 100 anos sem Agostini na Escola de Comunicação da UFRJ! Além de homenagem a Athos Eichler Cardoso! NÃO PERCAM!



IV Semana de Quadrinhos da UFRJ bombando!!
Beijos pra minha gata e um abraço pra toda a rapaziada!
Uole, obrigado por toda a amizade e whisky! Zoeira xP

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Uole




Bem, esse desenho eu fiz pro meu grande amigo/camarada/irmão Uole (pros mais íntimos, Huguinho).

Ele tava precisando de algo pra usar "meio que" em tudo. Orkut, twitter, blog e etc. Daí um tempo atrás ele esteve aqui no meu pai para desenharmos algumas coisas e ele fez um rascunho de como seria o tal desenho.

Daí, pouco depois, resolvi fazer e fui direto na tablet! Fiz uma camada com rascunho, uma com traço, uma com tonalidades de luz e sombra a uma com cores.

Bem, lá em cima podem conferir o resultado final, o que ele preferiu, porque eu achei saturado demais, mas é como dizem "O cliente sempre tem a razão!".

Abaixo, podem ver algumas variações em evolução. Com tonalidades de cinza, depois com um contraste mais forte, com o primeiro colorido e por último com o colorido final (também gostei desse), sem estar saturado.

Ele quis um casaco igual ao meu, e que é igual ao que o The Drunker usa! Mas eu não vou mudar a roupa do Drunker não, folda-se xP

Ah, é isso aí, espero que curtam!

OBS!!: Ele deve estar magrelo demais em alguns protótipos. É que essa tela é muito larga, e ela distorce tudo o que aparece nela, esticando para os lados. Então, apesar de ao meu ver parecer bom, sei que devem estar muito magricelas. No resultado final eu dei uma alargada para ficar menos "O Estranho Mundo de Jack".

Beijo pra morena e abraço pra galera!


Fiquem com a banda dele, Rockfelth , seu blog de textos A Casa na Árvore (bem bacana) e seu twitter: @uoleuole .


Esse feriado eu estarei totalmente OFF!!

Minha amada vêm aí *_*

HA!