domingo, 25 de julho de 2010

Colorindo no Photoshop



Bem, eu já tava a muito tempo querendo aprender a colorir no pc. Eu nunca gostei de mexer com cores, sempre preferi o preto e branco. Mas, em fevereiro eu que já dispunha de photoshop desde o projeto da Palestina decidi aprender por conta própria.

Vasculhando google e comunidades do orkut, juntei dicas daqui e dali e tutoriais específicos sobre as técnicas usadas principalmente na pintura de histórias em quadrinhos, e fiz num desenho do Punho de Ferro que vocês podem conferir alguns posts atrás (em aguada) meu primeiro teste, e pra minha surpresa, até que ficou legal. Eu fiquei muito feliz com o resultado (para a primeira vez, sem dica direta de ninguém achei ótimo, sinceramente)!

Após o Punho de Ferro, fiz uma tentativa com o Demolidor,, que achei legal também, acho que rolou uma evolução de um pro outro.

Mas, esses dois eram em aguada, com tonalidades bem definidas de claro e escuro, o que ajuda um pouco, então resolvi fazer essa Mulher-Aranha mais contrastada. Deixei ela com uma pintura com pouca tonalidade que chamamos de pintura base (ou flat).

Acho que foram primeiras experiências bem legais, mas as minhas experiências logo em seguida com pintura foram realmente surpreendentes, espero que fiquem de olho para não perder!

OBS: Eu não tenho tablet... AINDA.

OBS²: Eu fiz essas pinturas em fevereiro, apesar de só estar publicando aqui agora, porque sou um lerdo que esqueceu do blog, mas já tinha posto no Deviantart. Apareçam por lá:

denis-mello.deviantart.com




quarta-feira, 21 de julho de 2010

Justiça 40º - Maria da Penha



Atualizando novamente. Agora com Maria da Penha, escrito pelo Brenno Dias e desenhado/finalizado por mim!

Carlos Guerra é um personagem criado pelo Brenno, numa espécie de Justiceiro carioca. A temática é muito parecida, tragédia familiar, vida anonima e caça a bandidagem.

Nessa edição especial de 6 páginas, entítulada de Maria da Penha, ele vai a caça de um foragido do nordeste que espanca a atual esposa aqui no Rio. Após interceptar uma conversa do pai da garota e pressionar um mal elemento num boteco, ele finamente descobre aonde o cara se enfiou, e vai em seu encontro.

Essa história foi um baita teste, porque fiz logo depois daquelas ilustrações do penúltimo post, que foram meus únicos testes com aguada. Mas eu decidi usar a técnica aí, e gostei do resultado! Tive 8 dias para desenhar e finalizar as 6, foi bem corrido (eu tinha que ir pra SP, fazer o curso da Quanta), mas deu certo.

Foi desenhada para o projeto "Usufruir a Pesca", um projeto financiado pelo PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) somente para quadrinistas iniciantes. Edição bacanuda, formato maior que o americano (sem régua, mas posso lhes garantir que é um palmo e meio por um inteiro xP) e papel de ótima qualidade. Chegou nas minhas mãos ontem, mas só 4 edições, e não vai ter nas bancas, só os artistas participantes. Talvez venham mais depois.
Infelizmente não tivemos tempo para fazer uma história maior, mas eu gostei do resultado, foi uma experiência bem legal.


Esse post deveria estar antes do Mandrake, já que eu fiz isso um dia antes de viajar e aquele um depois de chegar... Saudades de produzir assim, mas espero retomar o ritmo muito em breve!


Aguardem! E aguardem também novas atualizações!