quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Palestina: Processo de criação da capa.



Bem, a imagem que você ta vendo aí em cima é justamente a capa do projeto cujas páginas apresentei todas no último post (ontem), e que está pronto desde outubro.

A versão colorida aí em cima foi pintada pelo Troiano, parceiro da faculdade que ta ficando craque na pintura digital, e que já havia pintado o meu Hank Pym um tempo atrás (olhar uns 4 ou 5 posts atrás).

Mas não postei junto com as páginas ontem, porque preferi mostrar cada etapa aqui, então era melhor fazer um post destacado pra capa.

Primeiro fiz um esboço bem pequeno com uns 9 centímetros de altura, que é a imagem logo após o texto que você está lendo, nobre midgardiano. Depois disso, fiz uma rascunhão em A3, baseado nesse esbocinho, ajeitando às medidas exatas do papel final (mas esse não tinha necessidade de escanear, era bem parecido com esse pequeno aí, bem solto também).
Usei referência fotográfica passada pela Beth Monteiro, e reparem que os espaços dos textos já são inseridos no rascunho, da mesma forma que faço com os balões no thumbnail de uma página de quadrinhos.



Em seguida, pego esse A3 feito em papel de gramatura ofício, e uso na mesa de luz sob um papel de gramatura maior, desenhando com grafite leve (hb acho) as linhas gerais e o desenho em si, e depois dando um acabamento com lápis 2b. A mesquita ao fundo foi uma sugestão da Beth após ver meu esboço. Usei também referência fotográfica (óbóvio) e fiz com lapiseira 0.5.
Mas sabe o que foi mais chato? Essa malditas pedrinhas... Estavam na referência fotográfica que ela me passou, e eu inseri, afinal, o guri ta num lugar desolado, e não é o Grand Canion nos EUA, tem que dar o aspecto daquela região, então preferi não omitir ou contornar as pedrinhas, por mais chatas que fossem.
Gostei do resultado final a lápis e foi aprovado, assim sendo parti pra finalização...




Na faculdade, imprimi esse desenho a lápis no papel que eu usaria para finalizar. Imprimi na cor azul, de maneira que após finalizar sobre esse azul, eu tiraria no photoshop e ficaria somente meu nanquim na imagem digitalizada (mesmo pessoalmente o azul some a primeira vista).
Esse foi um processo que usei em TODAS as páginas, preservando assim os originais a lápis, para o caso de haver algum problema, o que devido à minha inexperiência era bem possível (e até ocorreu em uma página), evitando assim que eu tenha de refazer toda a página em caso de acidente.
Usei somente pincéis na finalização, e o fiel Indian Ink! No desenho do prédio, canetas nanquim descartáveis (a minha recarregável é 0.4, muito grossa a linha para essa ocasião, mas sempre uso pra fazer os quadrinhos nas páginas).

Depois disso passei pro Troiano fazer as cores (cara, tenho mesmo que aprender isso).




Bem, sobre a parte técnica ou de produção das cores dele já não posso falar muito (pois não entendo porra nenhuma), mas adorei o resultado. Ele soube acatar bem minhas sugestões, e realizou um ótimo trampo em cima do meu nanquim. Vejo muitos trabalhos dele, mas pessoalmente acho que no gigante e nessa capa ele mandou excepcionalmente melhor.




Espero que tenham gostado de ver um pouco do meu processo de produção, e tenham curtido novamente as cores do Héder Lima, mais conhecido como Troiano.

Podem encontrar ele aqui no blog dele (que também anda meio abandonado no momento):
http://troianocomics.blogspot.com/
Ou no deviantart (ele também migrou pra lá, até antes de mim):
http://troianocomics.deviantart.com/

Dúvidas, reclamações ou sugestões? Chame o gerente! xP


Depois do almoço continuo a atualização relampagoooouuu!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Palestina: As Pedras do Caminho

Bom, então vamos ao trabalho...

Começando essa atualização depois de meses pelo trabalho que me fez afastar daqui por um tempo (no início, depois continuei afastado porque sou sacana mesmo).

O último post que eu havia feito inclusive foi sobre isso: "Palestina: As Pedras do Caminho", com dialogos por Beth Monteiro e adaptação e arte por mim, Denis Mello.

Foram 28 páginas e a capa. Levei cerca de 27 dias para desenhar tudo (conciliado com faculdade e outras coisas da vida), e como não desenhei todos os dias, isso significa que foi uma produção bem rápida. Claro, eu não fazia muito uso de perspectiva, o que facilitava na agilidade, apesar de deixar a desejar em outros pontos.


A finalização foi feita toda com pena e pincel, e em algumas poucas partes usei canetas (fora as bordas dos quadros, em que foram usadas sempre). Foi uma baaaaaaaaaaita experiência, pois me trouxe uma prática com esses materiais (e até mesmo com o nanquim em si) que até então eu não fazia idéia. Sério, eu nunca havia usado pena nem pincel na vida (só e somente só no Gigante), foi tudo sendo experimentado aí, e achei isso muito louco, porque foi gostoso demais descobrir, e tornar um trabalho um grande laboratório.
Nem precisa dizer que fiz tudo em A3 né?

Por questõe$ editoriais (fim de ano, férias, carnaval) o projeto só vai ter continuidade a partir de Março, mas creio que dentro de alguns meses deva ser públicado, as coisas parecem estar bem encaminhadas, apesar de paradas (terminei a arte em Outubro se não me engano).

Bom, Geralmente abro meus posts com uma imagem, mas dessa vez não fiz isso porque... POSTEI TODAS AS PÁGINAS AÍ EM BAIXO!
É isso aí... Como não vai ser um material de banca e nem estará disponível para qualquer um (circulará dentro do movimento Palestino). Também não está com dialogo, só com minha arte mesmo, então não tem problema.

A história conta a vida de Mohamed, um menino da Palestina criado pelo avô. Com uma abordagem inícial bem sútil e mastigada sobre a situação política e social do país, o avô explica para Mohamed de forma que a criança entenda, ou seja, fácil absorção pro leitor leigo no assunto.
Após essa geral que vai mais ou menos até a página 18 se bem me lembro, Mohamed está em sua juventude, estudando medicina no fundão (UFRJ), e rola uma discussão sobre o assunto já falando sobre as entifadas, numa abordagem mais madura da situação, ele resolvem criar um grupo de protesto.
Na parte final, após sua formatura, ele retorna à terra natal como médico de cruz vermelha, encontrando uma garota com a história trágica parecida com a sua (família morta pela violência insensata daquele lugar), e resolve adotá-la diante de tamanho drama, somente para morrer logo depois durante um bombardeio ao hospital, reencontrando sua avô num outor plano ou sonho após o desabamento de escombros sobre ele.

É triste o final, mas eu sinceramente gostei... É muito difícil encontrar alguém por lá com final feliz, logo...

Lembrando que a publicação será em formato americano, em preto e branco mesmo.


Sinceramente, pra um primeiro trabalho, e para alguém que começou a investir nisso só de 2006 para cá (no caso, esse trabalho foi de 2009), acho que foi uma boa evolução, mas claro que ainda tenho muito o que aprender, e quando olho algumas coisas nesse trabalho já fico imaginando várias maneiras melhores de resolver certos problemas.

Esse olhar é muito importante e enfim... Vou parar de enrrolar porque tem bastante coisa procês verem!

Fui-me! Até daqui 20 minutos no meu próximo post da atualização relâmpago!


Na verdade minha irmã vai ficar no pc um pouco heuheuehuehe mas mais tarde posto mais






























Pois é gente...

Eu sou um vacilão, deixo esse blog as moscas por um tempão e não dou nem um pouco de atenção.
Mas tem que ver que eu to fazendo muito desenhão, to ocupadão e tomando cervejão!!!

Então, chega de ãos e vamos as explicaichions...


Eu realmente comprovei que tenho uma dificuldade muito grande em ficar atualizando blog... Principalmente quando estou produzindo muito, pois quando estou fora da prancheta, tenho vontade de ver as pessoas, amigos, família, tomar minha cerva, jogar bola (Mas essa não ta dando não, meses sem bater uma pelota) e tudo o mais, menos ficar no pc.

Até meu sagrado RPG on-line no orkut eu to abandonando.

Mas estou aqui pra falar o seguinte: Como eu não consigo ficar atualizando, vou parar de prometer, eu provavelmente não vou ficar postando aqui, porém, quando o fizer, vou tentar fazer como agora, e ir postando tudo o que eu tiver produzido no período X, porque sei que é importante ter um blog atualizado.

Nesse meio tempo (final de novembro) abri um deviantart, e é MUITO legal.

denis-mello.deviantart.com

dêem uma olhada, quem tiver pode dar um alô, adoro conhecer gente nova e exercitar meu inglês por ali, fora que me sinto mais a vontade pra postar (não sei porque, me parece mais descompromissado).


Enfim, é isso.

Asta la vista! xD


OBS: Também vou começar a postar as imagens compactadas, porque postar em alta resolução demorava muito pra carregar e acho que é uma das coisas que me afastou!
bjsmeliga