segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Rei

Hoje to fugindo um pouco do sketchbook! Fiquei em casa e agitei um desenho, mas ainda não finalizei... Pelo menos não da maneira tradicional.

Eu resolvi fazer uma ilustração baseada em referência fotográfica, porém usando o A3 ao invés do A4 que venho usando no sketch, e também fiz um desenho para ser finalizado.

Daí, tava dando uma geral ali nos arquivos e deparei com uma imagem do poderoso chefão bem fodona, e me lembrei do Wilson Fisk, o Rei do Crime da Marvel. Daí resolvi adaptar a cena com ele.

Escaneei a foto usada, e o desenho no grafite (OBS IMPORTANTE: O fundo ainda não foi feito, provavelmente vou postar daqui a um tempo só pra mostrar o desenho com fundo).

Como não dava pra finalizar hoje, mas eu tava curioso pra ver como ia ficar, testei aqui num programa da minha irmã (Photo filtre) para ver como ficaria mais ou menos a finalização.

Enfim, parar de falar e deixar vocês verem o desenho.

Só pra fechar, eu fiz o desenho a lápis e ainda vou finalizar, esse finalizado aí no pc foi só um teste.









E aí, ficou legal né?
Eu adorei!

Mas, tem seus problemas... Vinícius apontou (e eu nem tinha reparado) que faltou um pouco de dinâmica, nas manchas e traços, e que eu poderia ter valorizado mais os tecidos e tal. Acentuar e dar curvas em algumas partes deixariam o desenho bem mais bonito, e eu concordo. Felizmente ainda vou finalizar na mão, o que me da a oportunidade de trabalhar isso.

Algo que eu mesmo reparei ter esquecido, foi engrossar o contorno do primeiro plano (Fisk).

Enfim, vou adicionar o cenário e finalizar, e depois vocês vão ver o resultado!


Fui!!

domingo, 24 de maio de 2009

Sketch 3.7


Hoje, dois príncipes que se tornaram reis!

* Primeiro o atual rei de Asgard, Thor! Me amarro no personagem. Achei o desenho legal, apesar de ter umas coisas meio doidas como por exemplo, para onde o raio ta indo e tal, mas foi mais uma tentativa de brincar com o efeito do farelo de grafite/limpa tipo. E também de mexer com a iluminação do raio (mas não fiz o efeito dela no cabelo e capa porque ia demorar muito para um sketchbook).

* Lá em baixo o Namor, rei da Atlântida. Uma posição dinâmica, trabalhei anatomia e tal, mas não tenho gostado dessas poses forçadas... Quero coisas mais dinâmicas. Procurei trabalhar um cenario no fundo e tal... Mas foi mais pra estudar a anatomia mesmo.

Por hoje é só pessoal! =D




sábado, 23 de maio de 2009

Sketch 3.6



Os desenhos de hoje não tem muito a ver entre si, como eu costumo fazer, mas é exatamente por isso que vieram juntos... São os únicos escaneados que não combinam com nenhum outro =P

* Primeiro, eu imaginei um Franciscano tendo seu quarto invadido por um zumbi mutilado. Achei legal a expressão facial e corporal, apesar de ser uns dos desenhos desse sketchbook em que eu praticamente não trabalhei (quero dizer que foi bem simples a produção). Acho que se levando em conta o tempo/acabamento baixos e o resultado final, o desenho ficou bacana.

*Aí embaixo foi a única de observação que fiz até agora. É uma garota da minha turma de psicologia na educação. Ela é bem exótica, e como sentou de frente pra mim e eu tava desenhando, aproveitei pra desenhar ela... Ela se sentiu incomodada, deve ter achado que eu tava secando ela ou tentando olhar pra calcinha... quando percebeu que eu ficava olhando, se tornou um desafio desenhar, porque toda hora se mexia... ¬¬. Mas saiu. Até que ficou legal.. Mas to aprendendo ainda.

Muito bem... Vamo que vamo... To com coisa pra caralho pra fazer... Putz, acho que vou pirar cara... Queria ter tempo pra fazer alguma coisa rentável, esse mês meu bolso ta mais vazio que a cabeça do Deadpool.

Fui!
Abraço especial pro Renato Lima!



sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sketch 3.5



Dois desenhos de ternos =P

* Primeiro, uma do Obama (presidente dos EUA porra! Em que mundo tu vive?!). Usei referência só pro rosto, e mesmo assim ainda dei uma alterada na expressão deixando ela um tanto maligna... Bem, eu acho ele foda, apesar de ter feito uma coisa "maligno dono do mundo". Torço muito por ele. O desenho ficou bacaninha, mas absurdamente cabeçudo, o que acabou com o trabalho, porque quem conhece repara de imediato a proporção e já se sente incomodado...

* O outro eu fiz com referência e criei um cenáriozinho bem mequetrefe em torno dele. Po, definitivamente, tenho muuuuuuuuuito que aprender em perspectiva e cenário... To absurdamente fraco nisso. Preciso urgente ver essa parte de maneira bem específica. O desenho até ficou bonzinho, mas na parte inferior acho que ficou muito fino. O bolso ta muito perto do feche da calça, dei mole.. as vezes me deixa levar pela foto e não vejo que to fazendo algo errado. Também não gostei das mãos... Prefiro criar as minhas do que usar as da referência, talvez porque nas fotos nem sempre tenha muito dinamismo, e em desenho pode nem sempre ficar muito bom.

To doido pra acabar logo esse semestre e esses sketchbooks para poder desenhar outras coisas, com mais acabamento e tal... To começando a achar que to ficando pra trás, apesar de saber que to aprimorando outros pontos com esse exercício.

Beijocas morena!



quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sketch 3.4



Mais dois do sketchbook de Maio. Nada demais, mas ta aí... =)

* Esse primeiro foi de criação, dois amigos escalando, um escorregou e o outro segurou, mas ele ta desmaiado de tanta dor no ombro deslocado. Até que ficou legalzinho eu acho. Como esse sketchbook atual é focado em anatomia e um pouco de relação com o cenário, acho que ta bem dentro do pedido. Tenho trabalhado a anatomia com carinho nesse caderno, porque tenho sentido que ainda tenho muito mais para aprender do que o que eu pensava que sabia. O corpo é muito mais complexo do que se imagina, e para poder retratar o corpo sob qualquer forma e ângulo ainda tenho que ralar muito, mas to tentando...

* O segundo eu usei referência, mas usei de maneira literal, sem alterar nada, e me arrependi, porque a ausência dos braços me incomoda muita. Muita gente que olha o desenho acha legal (pelo menos ao vivo) mas na boa, eu não gostei... Vou fazer um cowboy bem melhor qualquer semana dessas e posto aqui. mas acho que tirando esse ausência dos braços foi válida a tentativa. Quase que não coloco... Parece que ele não ta bem equilibrado, sei lá...

Pois bem, ta aí o post de hoje... Até agora tem dado pra postar dois desenhos por dia, mas conforme o final do semestre ta chegando, as outras matérias da faculdade, além das obrigações do evento (Semana de Quadrinhos da UFRJ e da revista) vão deixando meu tempo apertado. Então, devo diminuir pra um desenho por dia em breve, ou então deixar de postar todos os dias como venho fazendo (lembrando que no início eu tava postando até 3 por dia).

Bem, faz parte... Mas podem ter certeza que, a partir do próximo semestre eu vou estar postando trabalhos de qualidade maior, é que como já disse, atualmente só tenho tempo de produzir nesse sketchbook da matéria Desenho 3, e não é pra fazer desenhos acabados, só sketches/rascunhos.

Abraços pros amigos e beijão pra minha morena!



quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sketch 3.3




Mais uma postagem com mulheres do meu sketch desse mês.

* Essa de cima eu gostei bastante, achei eu ficou linda e me lembrou até a MJ do Romitinha (só que com menos peito). Usei referência fotográfica de uma revista de moda, apesar de ter imposto o meu traço (e criado o cenário, apesar dele não ser muito chamativo).

* Essa segunda foi criação mesmo. Tem alguma coisa nela que me incomoda, mas não sei explicar o que é... Talvez a pose que não seja das mais naturais.

Bem, nem vou me demorar porque acho que não tem muito pra falar mesmo (eu adorei aquela primeira, talvez por me lembrar um dos meus artistas prediletos).

Fui!!





terça-feira, 19 de maio de 2009

Sketch 3.2



Esses dois foram tirados de catalogo de moda. Andando lá na Cinelândia, encontrei uma banca vendendo uma porreira de revistas de moda por 1,99. Cacete, gastei 14 pratas, mas agora tenho uma penca de referência de roupa, motos, e mais um monte de coisa (excrusive muié bunita!)!

*Primeiro, Uma de uma Vogue Outono/Inverno ou algo assim... O rosto dela me incomoda, acho que errei nos olhos, não devo ter marcado muito bem aonde deveria ter colocado os olhos, e apesar de terem ficados bonitos, acho que estão um pouco deslocados no rosto. A roupa achei bacana. Fiz com o traço bem limpo. Inovei com os flocos de neve que não tinham na fotografia.

*A segunda eu copiei o vestido, mas botei um chapéu a uma expressão (porra, ficar desenhando só modelo com sorrisinho ou sem expressão alguma enjoa). Tentei uma expressãozinha diferente de aborrecimento, e transformei numa bruxinha élfica. Fiz uns matinhos em volta que também já tinha na referência.

Bem, vou indo agora que tenho muito o que fazer! Beijo do gordo!!


Sketch 3.1



Começando hoje a postar os desenhos do terceiro Skecthbook.
Dessa vez o professor pediu pra focar em figura humana, e sua relação com o fundo (nem que seja dar uma sombreada só pra não ficar boiando no branco saca?).

Bem, então é isso... vou começar com dois desenhos juvenis =P

* A menina no balanço, que apesar de alguns erros de anatomia e postura (talvez pela ausência de referência, pois fiz de pura criação o desenho) eu gosto bastante. Não sei se pelo pc tem o mesmo efeito, mas a maioria que olha pro desenho gosta no papel.

* Um garoto que não sei porque me lembra um Bobby. E nem é o fantástico mundo de Bobby... Ele tem cara de Bobby, aquando a pessoa tem cara de nome? A mãe eu não gostei... Acho que ficou estranha, mas não posso ficar parando pra corrigir muito não. Ele ficou legal eu acho.


É isso aí! Vamos que vamos!!
Se cuidem! =D





segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sketch 2.11



Última postagem do sketchbook 2 (mês de Abril)!
Botei dois dos meus heróis prediletos, em cenas que exploram o cenário, algo que eu não fiz na maioria dos outros desenhos (isso não foi uma exigência do professor, era pra simplesmente fazer desenho livre).

Enfim vamos lá:

*O Homem-Aranha lá em cima vai ser finalizado pelo Doutor Octopus, que tem seu adversário ao chão e um táxi à disposição para esmagá-lo Apesar de ter usado a régua, eu procurei ser bem rápido, porque não posso perder muito tempo em cada desenho, então acabou ficando algumas coisas tortas, mas por pura falta de capricho da minha parte, e não por questão de deficiência técnica. Sem uso de referência alguma.

*Depois, o Demolidor, num vertiginoso salto sobre alguns prédios de seu tumultuado e violento bairro. Caso muito parecido com o do Aranha, só que usei referência para fazer a estética dos prédios (a perspectiva foi coisa minha mesmo).

Gostei bastante desses dois desenhos, e espero que vocês gostem também! Lembrando que eu desenho isso no papel A4, não no A3. O sketchbook é uma atividade que consiste na entrega de um caderno de 100 folhas por mês pro professor, preenchido com desenhos livres. Você que chegou agora pode estar se perguntando: Putz, para que esse sujeito abriu um blog pra ficar postando rascunho? Aí eu respondo: Eu só to tendo tempo de produzir isso atualmente, por que se eu for desenhar outras coisas, não tenho tempo pras outras atividades da faculdade, incluindo esse sketchbook.

Então, é isso. Eu to produzindo sketchs, e desenvolvendo meu traço. Quando eu me livrar dessa obrigação, vou poder trabalhar outras coisas, e aí a cara do blog vai mudando aos poucos!

Abraços e todos! E vamo que vamo!



sábado, 16 de maio de 2009

Sketch 2.10



Ta chegando no final o segundo sketchbook (mês de Abril)!

Penúltima postagem dele, e depois já começo com os desenhos do sketch 3, que comecei semana passada.
Vamos lá então!

* Esse guri foi feito com referência fotográfica total. Estilizado com sombras e um pouco de técnicas, mas basicamente referência. O fundo que não aparece na digitalização porque fiz com um traço muito fraco, era uma favela (daí já foi composição minha, porque não tinha realmente na figura de referência). Gostei bastante desse desenho.

* Agora, eu com meu amorzão!! (L)
Um desenho simples e despretensioso, e todo mundo que vê acha fofo! Até eu! =D
Eu amo essa mulher... Aproveitando que to postando esse desenho, deixo um doce beijo, um acolhedor e apertado abraço, e todo o meu carinho para essa pessoa mais que especial, e de importância absurda em minha vida.

Te amo morena!



Sketch 2.9



Mulheres Marvel hoje!
Na verdade, uma não é exatamente mulher... lalala

*Começando com a Mulher Invisível do Quarteto Fantástico, numa representação de silhueta, com as partes brancas em destaque. Até que ficou interessante, e foi feito bem rapidamente.

*Abaixo, a Elektra Skrull. Po, tu não lê Invasão Secreta?! Em que mundo tu vive? Caro leitor, você é um Skrull?! =O!
Ta com problemas de anatomia, uma íris maior que a outra e não fiz um acabamento decente, mas torno a lembrar que caderno é pra esboços ou desenhos rápidos, e tenho que entregar 100 desenhos nesse caderno por mês, então acho que considerando isso, valeu a tentativa. =)

Quase que passo da Meia Noite hoje! Por enquanto to conseguindo postar todo o dia, mas uma hora ou outra vai complicar e eu vou ficar sem novidades (afinal, não boto todos os desenhos do sketch, só os que eu gosto mais).

Fui-me mimir que eu to morto, o futiba hoje foi brutal e amanhã ainda tem mais!


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sketch 2.8




Post animalesco hoje! GRAAAAUUURRR!

*Primeiro o King Kong! Usei como referência uma foto daquele último filme do gorilão! Gostei desse desenho... Acho que tenho ido bem na referência fotográfica. Foi bem divertido desenhar o primata tamanho família aí. Pena que no sketch eu
procurei não me prender muito no desenho, e apesar de ter sido um dos mais demorados do caderno, eu não fiz sua pelagem com muita dedicação. Se tivesse feito ponta no lápis, e feito os pêlos com mais paciência e cuidado na colocação e volume, teria saído ainda mais legal.

*Depois, um cachorro mucho-legal, que foi capa da Super Interessante outro mês. Eu tava dando uma olhada numas revistas, e não resisti à simpatia do Canino! Mesma coisa com relação aos pêlos, já que no da referência, ele tinha duas cores na pelagem, mas eu demoraria muito se parasse para destacar certos pontos, mas ach
o que no geral ficou bacana o desenho.

*Por último, outro desenho, cuja composição agora tirei da minha cuca mesmo. A Aranha e o Escorpião são inimigos naturais, e quis ilustrar essa rivalidade numa cena selvagem com ângulos inusitados. A Aranha eu peguei no google a referência, mas não da posição, na verdade, eu queria
só uma Aranha legal para usar como modelo, e adaptar à posição que eu bolei. O escorpião eu também criei o ângulo de vista, e fiz o mesmo, apesar do que, antes da segunda mão de grafite, encontrei um modela numa posição parecida, que ajudou a corrigir alguns pontos que não estavam tão bons. Acho que se eu trabalhasse essa imagem numa ilustração com tempo e uso de variadas técnicas de ilustração, poderia alcançar um resultado realmente interessante (claro, faria no A3, e não no A4). Mas em matéria de Sketch ta legal.

Bem, por hoje é dó pessoal!


Nota mental: lembrar de desenhar um Tigre (meu animal predileto) e um Centauro (sagitariano).



quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sketch 2.7



Post dos cabeludos hoje! =P

*Esse arqueiro aí em cima eu usei referência, mas alterei bastante o original, que não era elfo nem masculino (apesar do que, todo o elfo já é meio baitola mesmo...). Tenho a impressão de que as mãos ficaram um pouco menores do que o correto, mas enfim, ta aí.

*Esse aí de baixo todo mundo que olha já acha que é Jesus, mas nem foi minha intenção. Eu queria um cabeludo, magrelo, crucificado. Coincidências a parte, foi criação livre, sem referência. No início eu não ia muito com a cara do desenho, mas até que me despertou alguma simpatia depois.

Acabou, e já aviso que minha cabeleira ta crecendo de novo =P!




quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sketch 2.6





Aqui estou eu novamente, continuando as postagens do segundo sketchbook com uma postagem carioca!

*O mundialmente famosos bondinho do Pão de Açucar. Feito com referência fotográfica. Interessante destacar o uso da curva francesa (uma régua com diversas curvas) que ajudou bastante no traçado dos cabos.

*Em baixo, a Camila Pitanga. Tentei fazer um desenho bem rápido, e até consegui, mas encontrei tantos erros depois que fiquei desanimado... O rosto dela ta um pouco caricato, a cabeça grande... sei lá, muita coisa... Eu me iludi ao fazer a referência fotográfica sem estrutura bem o rosto antes, e ficou com um bocado de discrepância, e esse desequilíbrio me incomoda, mas to evoluindo, e comecei essa semana um estudo de faces legal.

Até amanhã! Com mais tentativas de delícias!

AWAAAAAAAYY!!





terça-feira, 12 de maio de 2009

Sketch 2.5


Caraca, esse dia aí eu fiquei até 4 da madruga desenhando. Deve sustentar o blog por uns 3 dias os desenhos desse dia, pois procurei fazer todos bem legais (apesar do que nem todos ficaram tão legais). Enfim... Vamos logo que já é quase meia noite, e eu quase esqueço de postar aqui pela primeira vez!

*Esse desenho que encabeça o post é o V, da série V de Vingança, do Alan Moore. Muito boa a série e tal... Eu usei como referência pro desenho uma imagem do próprio filme, alterando muito pouco, e impondo meu estilo nas texturas e hachuras.

*O segundo desenho foi usado o mesmo método, com uma foto do segundo filme, no entanto a imagem era beeem pequena, e o trabalho criativo foi maior que no V. Tem seus problemas, mas como sempre ressalto, to praticando os desenhos rápidos no sketchbook, e é por aí que tem seguido minha linha de postagens no blog inteiro!

Agora vou nessa! Que a força esteja com vocês!!



segunda-feira, 11 de maio de 2009

Model Sheet Brenno


Bem, esses desenhos foram um exercício em conjunto com um amigo roteirista, o Brenno Dias.
Ele precisava que 3 personagens de uma história sua tomassem forma no papel, e me passou as descrições físicas e psicológicas do
s personagens. Com isso em mãos, dei forma e repassei. Ele adorou. Eu também gostei.
Isso Já tem
algum tempo, mas achei válido botar aqui. =D Não entro muito em detalhes porque não sei se ele deixa =P

*Acima: Carlos Lopes, detetive.

*Abaixo: Jordan Green, pedófilo.

*No final: S
arah Fanon, vítima.

É isso aí! Abraços pro Brenno!
Fui!


domingo, 10 de maio de 2009

Sketch 2.4


Domingão de dia das mães e eu to aqui, pra postar no blog e sair fora do pc que tem almoço em família! Então, vamos direto ao ponto:

*
O arqueiro aí em cima foi feito com referência na capa de uma das edições de 1602, apesar de eu ter mudado algumas coisas, é basicamente uma cópia mesmo (mas eu não usei aquela aparência de gravura e outros detalhes, fora modificação no arco).

*A mulher segurando o caminhão é a Mulher-Hulk! Sei que eu tinha postado ela no segundo post do blog, mas como eu comecei essa trilha de postar os desenhos do sketchbook, resolvi reposta-la. Aquele dia eu só postei porque tinha gostado e tinha acabado de fazer, e enfim... Tem uns erros, principalmente nas pernas e na ampliação de pra ver que não fui muito caprichoso em detalhes como não deixar espaço entre as linhas, mas como é prum sketchbook, não é pra colorir nem nada, não tem problema.

A pressa não me permite falar mais! Abraços! E um excelente dia para todas as mães!



sábado, 9 de maio de 2009

Sketch 2.3


A terceira parte do Sketch 2, novamente com 3 desenhos!
Não faço isso todo o dia, mas vale sempre a pena lembrar que esse sketchbook é um livro de desenhos rápidos.
O caderno tem 100 páginas, e tenho que entregar 1 por mês para o professor de desenho 3, por isso não me detenho muito em cada desenho, e as vezes acaba faltando ideia (daí eu recorro à tática de desenhar personagens de HQ que eu conheço, é sempre divertido desenhá-los).


*Lá em cima, está um jogador do Botafogo... Eduardo, Leonardo... Algo assim. Tava na capa do 'Lance!' a foto que usei como referência. Claro que ele ta rindo a toa, o jornal é de antes da final do carioca! Hehehe

*Robôs? Veículos de guerra? Nenhum dos dois? Bem, essa criação é uma coisa meio guerra dos mundos, máquinas de três longas pernas e tal...

*Esse último é uma espécie de criatura abissal, também criação corrida.

Té amanhã!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sketch 2.2


Continuando o segundo skecthbook, que por sinal entreguei hoje, com uns desenhos que não gostei muito, mas que mesmo assim escaneei.
O sketh é ótimo pra te obrigar a fazer desenhos rápidos e tal, mas me incomoda um pouco não poder estar fazendo material realmente legal pra postar aqui no blog agora que finelmente o contruí.

Mas faz parte... Ainda tenho muito que aprender e crescer, e mesmo assim vou sustentar o blog com meus sketchs safados... Pode não ser o melhor que eu posso fazer, mas é o que estou fazendo no momento e foda-se.

*
O primeirão de hoje novamente é nosso querido técnico Cuca, apontando a flecha pra ferrar novamente com os Botafoguenses!

*Logo Abaixo vêm o Visão dos Vingadores, voando próximo de um jato, com a ilha de Manhattan abaixo. Infelizmente fiz num lápis e a digitalização ficou ruim.

*Depois, tem um peão empurrando seu carrinho de mão. Não acredito que a proporção do carrinho de mão tenha sido a ideal, porque fiz sem referência alguma, e ele com certeza está pequeno demais, mas valeu a tentativa. Tem muitos outros erros de anatomia no desenho, mas nem vou entrar nas minúcias!

É isso aí! Fui!! XD

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sketch 2.1



Começando agora a postar trabalhos do Sketchbook de Abril!
Infelizmente esse sketch não vai ficar completo, pois tenho que entregar amanhã e ainda faltam uns 15 desenhos... Eu tive que correr muito, porque comecei depois do dia 20, ou seja, 2 semanas pros 100 desenhos... Então, vamos começar. O que dar pra postar eu posto!

*Esse primeiro eu tava em sampa e usei como referência uma imagem do goleiro Felipe do Corinthians;
*Em seguida um Capitão Marvel meio feioso que fiz com base no Luxemburgo;
*O último é um Capitão América incentivando os soldados e avançar no campo de batalha. Acho que pode ser redesenhado depois com menos pressa e sob outra estética.

É isso!! Abraços!!



quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sketch 1.6




Hoje, finalizando as postagens do primeiro sketchbook (Março). Sem mais delongas gente:
.
*Aí em cima a referência fi o CUCA, técnico do meu mengão! Obviamente, o Fla ainda não tinha conquista o PENTA TRI! \o/ Hoje ele ta rindo a toa! =D
*Esse aí em baixo é um jogador do Vasco, rindo a toa como se não fosse jogar a segundona esse ano! Hahahah! =P
*Depois, um cara aleatório sendo socado no rosto.
*Logo abaixo, a referência foi... *Silêncio misterioso...* Um maço de Cigarro! Dãããã!
.
Valeu! Fui-me!!